quarta-feira, 29 de outubro de 2014

PORTO DOS TATUS AMEAÇADO

No ultimo sábado a redação deste blog esteve visitando o bairro TATUS em ILHA GRANDE-PI.
lá flagramos um morador muito conhecido na região seu ZEQUINHA fazendo um apelo emoçionado
visando chamar atenção das autoridades municipais,estaduais e federais.para conter o avanço repentino das dunas,,,segundo seu Zequinha caso a sociedade não se manifeste rapidamente para chamar a atenção os moradores do bairro perderam sua residências ameaçadas pelo avanço das dunas e a entrada do tão famoso DELTA DO PARNAÍBA estará interrompida.
                                            Seu Zequinha morador do bairro Tatus
                                                 Dunas do Cotía em avanço
Imagine um mundo de manguezais, igarapés, dunas, lagoas, praias e ilhas, tudo isso concentrado num só lugar. É o grande presente que o Rio Parnaíba deu à natureza do Brasil. Ao desembocar no Oceano Atlântico, o rio que separa o Maranhão do Piauí abre-se em cinco braços que, juntos, formam o único delta em mar aberto das Américas e um dos mais extensos do mundo.
Aqui, a rotina do viajante consiste em escolher entre navegar igarapés, escalar dunas imensas, nadar em lagoas formadas pela água da chuva ou deslizar sobre as ondas em pranchas de surfe, kitesurfe ou windsurfe. Se você procura praias selvagens, aqui tem. Se você gosta de observar bichos na natureza, aqui tem também: são revoadas lindíssimas de guarás-vermelhos e uma importante população de exemplares do raro peixe-boi-marinho.
Dois terços do Delta do Parnaíba ficam em território maranhense, mas o acesso mais fácil é pelo Piauí, a partir da cidade histórica de Parnaíba. Com tanta água e tanta ilha, já deu para imaginar que, aqui, o meio de transporte mais popular é o barco. Pois basta embarcar numa das lanchas que partem do Porto das Barcas, em Parnaíba, ou do Porto dos Tatus, distante 11 quilômetros da cidade, e deixar-se encantar por tudo que este lugar incomum tem para mostrar.
O diferencial do Delta do Parnaíba está na capacidade de um só local oferecer tantas atividades aos turistas, desde caminhada nas Dunas do Cotia....imagine  ficar sem isso tudo....ALÔ AUTORIDADES....
EDIÇÃO:ERISVELTON LIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário